segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Modelo de análise de jogo


Para realizar essa dinâmica de análise é necessário montar uma lógica de informação...
Exemplo de análise do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense no ano de 2009.

Lógica

Para trabalhar com análise de jogo no futebol é necessário ter conhecimentos de lógica e controle de informação. Para a informação ser direta e objetiva e principalmente correta, se faz necessário respeitar a lógica de dados.

“Lógica é a ciência das leis ideais do pensamento e a arte de aplicá-los à pesquisa e à demonstração da verdade. Já que o pensamento é a manifestação do conhecimento, e que o conhecimento busca a verdade, é preciso estabelecer algumas regras para que essa meta possa ser atingida. Assim, a lógica é o ramo da filosofia que cuida das regras do bem pensar, ou do pensar correto, sendo, portanto, um instrumento do pensar. A aprendizagem da lógica não constitui um fim em si. Ela só tem sentido enquanto meio de garantir que nosso pensamento proceda corretamente a fim de chegar a conhecimentos verdadeiros. Podemos, então, dizer que a lógica trata dos argumentos, isto é, das conclusões a que chegamos através da apresentação de evidências que a sustentam.” (trechos de artigos da internet)

Pensar muito como vamos organizar as informações, organizá-las de forma que o entendimento seja o mais fácil possível e transmitir as mesmas, depende de uma boa organização de lógica de dados.

“Não digas tudo o que sabes, mas sabe bem o que dizes”

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Observação Técnica



Em 2010 retomo as atividades de observador técnico da equipe profissional, bem como, coordenação da CDD... Bem sobre a primeira atribuição, tarefa discreta e muito importante para o treinador, devo dizer que é necessário muito profissionalismo e paciência para realizá-las.





O observador realiza uma análise profunda e direta do seu adversário, tendo o contato visual do jogo como primeira imprensão do que vai ser visto... Após isso rever os jogos dos adversários, estudar o passado dos jogadores, bem como, suas características principais. Também editar seus melhores momentos e interpretar estratégia do técnico adversário... Já é um bom começo... importante é não misturar seus conceitos e princípios com aquilo que está vendo...








Rafael Vieira, discretamente em alguns estádios do Rio Grande do Sul e do Brasil.

Retomando as atividades normais

Olá amigos, após merecidas férias estamos voltando a produção normal de textos e pensamentos relacionados a análise de jogo... obrigado pelos comentários e elogios dos amigos... se possível preciso do e-mail do professor Acácio Santos para responder o seu comentário...


Obrigado.


“O que deve desenvolver-se é a pilotagem das máquinas,
não a maquinização do piloto.”
Edgar Morin

Trecho do artigo:

Complexidade nas Organizações
Antônio Sales Rios Neto∗