segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Tática é o caminho para ensinar o jogo...


Conhecer o sistema de jogo do adversário não significa conhecer o modo como ele funciona.
Os designados sistemas de jogo orientam-se para formas cada vez mais defensivas. Contudo, a necessidade de marcar golos fez emergir formas de jogo cada vez menos esteriotipadas, com o intuito de provocar maior surpresa nos adversários e bem assim ultrapassar os "muros" defensivos. (Garganta, 1999)
Castelo (1994) refere que da reflexão conceptual do jogo de Futebol emerge a necessidade da construção e unificação de um modelo técnico-táctico do jogo, de forma a definir a sua lógica interna, a partir da observação e análise das equipas mais representativas de um nível superior de rendimento.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Como Treinar?

"O futebol é um jogo de elevada complexidade, cujo conteúdo é, sempre, imprevisível e aleatório, onde nunca ocorrem duas situações iguais e onde as possibilidades de combinações são inúmeras, sendo, por isso, impossível antecipá-las." (Garganta, 2000; 2004)

Alimente o futebol de situações... o futebol é fértil de acontecimentos... precisa ser globalizado e não individualizado...

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

1ª fase do Gaúcho 2010










Após assistir todos os adversários do Grêmio na primeira fase do campeonato gaúcho 2010, destaquei o Caxias, e seu ponto forte a sua modelação tática:



  • Caxias = muito bem treinado pelo Julinho, respeitando vários princípios táticos importantes, como das figuras acima: compactação ao marcar e campo grande para atacar... Curiosamente essa equipe não classificou para as quartas do campeonato.

Para pensar: Equipes que jogam marcando individual, com sistema de 3 zagueiros e correm o campo todo atrás do seu adversário respeitam que tipo de modelo?