sexta-feira, 21 de maio de 2010

Treinamento

A sessão de treinamento é parte de um processo educativo...

"Oferecer aos jogadores atividades de treinamento e aprendizagem com a finalidade de incrementar a habilidade e qualidades necessárias para o jogo com uma taxa de êxito suficientemente elevada" Michel Ritschard, 1982


Educar com o jogo, com os princípios de jogo... com os conceitos do treinador...

terça-feira, 4 de maio de 2010

Conceitos...


Buscamos nossos conceitos em diversas fontes, devendo ser em referências de autores experientes e consagrados, e acima de tudo, que deixem claro suas metodologias. Minha formação no futebol ( trabalho desde 1997 ) passou por muitas fontes, desde o primeiro contato com o treinamento desportivo com Barbanti, Matvvev, Weineck, Bomba entre outros. Lembrando que nesse período o futebol era dominado pelo teoria analítica. Hoje temos muitas referências, temos a internet que nos alimenta diariamente, e temos a teoria da complexidade, a teoria sistêmica, uma nova maneira de ver as coisas. Acredito que é daqui que os conceitos surgem.



A verdadeira periodização...

A verdadeira periodização tática, técnica, ou seja lá o que cada pessoa acredita, é aquela que é pensada por si mesmo... é aquela que surge nas madrugadas de estudo, em um bar, no almoço com sua comissão técnica... O importante é que a periodização ou planejamento venha de seus princípios, seus conceitos e mais do que isso, que você possa aplicar aquilo que acredita... também não sei se existe verdade no futebol, mas acredito fielmente naquilo que penso e aplico.
Vieira, 2010

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Encontro com o Presidente


Rafael Vieira, Lula e Fernando
Esta ae... encontro como o Presidente da República Lula... visitou o Corinthians no dia 1º de maio de 2010...