A procura da excelência para o atleta, passa por levá-los aos seus limites pessoais. Portanto, o treinamento deve criar um ambiente de exaustão e recuperação, assim como acontece na partida de futebol.
Não podemos tornar o processo de treino algo sacrificante e massante. Nós treinadores devemos criar um processo inteligente e objetivo de treino, em períodos bem distribuídos na semana de programação. Contudo nosso treinamento deve ser criativo e fundamentado em nossos princípios de jogo (modelo de jogo), respeitando a lei da especificidade do treinamento. Devemos evitar ao máximo ser "refém do processo de treino".
Uma breve analogia:
Pensamos que cada jogador carrega um "cartucho" (local onde carrega suas informações cognitivas sobre o jogo de futebol), nós treinadores devemos alimentar esse "cartucho" diariamente, com informações variadas de oposição e cooperação do jogo. Apresentar situações novas e repetir situações que mais acontece no jogo. Portanto, nós treinadores somos responsáveis pela biblioteca de informações do jogo, que cada jogador carrega por sua vida esportiva.
Obrigado aos amigos pelos comentários, por favor ajude a divulgar o blog...
sexta-feira, 5 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Essa é a grande questão: "Limites pessoais".
Na qual muitos confundem como limites físicos. O que é um equívoco!
O futebol se caracteriza po ser um jogo de idéias, um jogo de princípios, um jogo essencialmente tático. A fim de percepção, o que é tática? Frade diz que tática não é físico, nem psicológico, nem técnico e nem estratégico, mas sem eles não existe!
De acordo com o princípio da especificidade. Não só da especificidade física, com relação a movimentação do atleta em campo, baseado nos princípios da biomecânica. Mas sim da especificidade com relação ao modelo de jogo. O mesmo devendo guiar todas as intervenções que devem e/ou serão feitas nos atletas e na equipe.
Por isso, devemos levar a exaustão mental, conduzir a uma fadiga central e não periférica. Levando sempre em conta a recuperação, fator preponderante para a busca do "Alto Rendimento".
Para quem o quer alcançar ou um dia chegar lá, é claro!!!
Postar um comentário