quarta-feira, 4 de novembro de 2009

O Futebol...Os Futebóis...

“Minhas representações internas nada mais são do que aquilo que dita à verdade sobre aquilo que questiono. Assim, a verdade é vista por todos e simultaneamente por ninguém.”
Estava eu pensando: Qual é o plural de Futebol?
Confesso eu que depois de consultar o Dicionário percebi que seria Futebóis. Claro que se tem plural é por que existem mais de um Futebol. E por que tem mais que um Futebol?
Em suma, Futebol é comportamento. São padrões de comportamento que haverão de acontecer em determinadas situações no decorrer da partida. Dependendo do Modelo de Jogo do treinador. Quando falamos de comportamentos, estamos falando dos resultados dos significados que atribuímos as “coisas”. Porém, sabemos que há vários significados perante essas mesmas “coisas”. Temos, então, diversos comportamentos! Há então vários Futebóis. Nenhum nem melhor ou pior que o outro. Todos certos, dependo das percepções e dos significados de cada pessoa, das experiências que cada um tem desse Fenômeno. Há sim! Já estava me esquecendo! Exatamente, o Futebol pode ser representado como um Fenômeno. Com suas características e peculiaridades bem definidas. Mas estas servirão de pauta a fim de uma futura coluna. O meu desejo agora é, e será, demonstrar que há e haverá milhões ou bilhões de Futebóis, quanto forem os habitantes desse planeta. Aqui quem vós escreveis é mais uma amante desse Fenômeno. Minha percepção será galgada com preceitos inteiramente científicos e metodológicos, oriundos das minhas experiências teóricas e práticas desse desporto.

Um comentário:

Marcelo Koslowsky disse...

Diz WASSILY KANDINSKY«...Toda a criação...é gestada por seu tempo e, muitas vezes, gesta nossas próprias sensações. D'esta maneira, toda uma etapa de cultura produz uma arte específica que não pode ser repetida...»

Ler este "post" me faz lembrar a conversa que tive com o prof. Vitor Frade um dia na biblioteca, qdo lhe perguntei sobre se existia alguma bibliografia que definisse diretamente as diferenças entre o futebol brasileiro e o futebol europeu, e sua resposta foi surpreendente: "pá...que merda é essa de futebol brasileiro????...se sabemos que dentro do brasil há mil futbóis, se sabemos que o futebol gaúcho é diferente do futebol carioca, e etc... e que aqui nesse pequeno país o porto é diferente dos clubes de lisboa..e o sporting é diferente do benfica..."...e a partir de então me dei conta de que o futebol é a expressão de um determinado grupo de pessoas num determinado momento, influenciado pela interpretacão coletiva da realidade, somadas às expectativas coletivas (torcida, jogadores, direção, corpo técnico)...e o futebol que se joga, é a expressão destes factores.

Abração Rafa,sucesso pra vcs.. abraço tbm pro tiagão e pro Rospide.