quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Footecon 2009 e Férias

Olá amigos, acabo de sair da melhor palestra que assisti em 2009, do treinador da seleção de Portugual Carlos Queiroz... realmente ouvir outros treinadores que não brasileiros é muito bom, porque além de ouvir outras experiências podemos absorver novos conhecimentos...
Bom estou entrando em féias no mês de Dezembro e volto a escrever em janeiro de 2010, esperando sempre que este ano que vem, seja melhor e mais vitorioso que 2009...


Feliz natal e um ótimo 2010 para todos, obrigado pelos comentários dos amigos...

domingo, 22 de novembro de 2009

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

...FATORES...

A priori não podemos admitir algum clube na iminência de rebaixamento ganhar ou empatar com outro que esteja no meio da tabela ou na ponta do mesmo campeonato.
Mas quero salientar que o Futebol é um desporto coletivo multi fatorial, ou seja, há diversos fatores, tanto para um quanto para outro. No caso de chuva, por exemplo, ele serve para prejudicar tanto um quanto o outro, mas não é motivo para responsabilizar a derrota ou a não vitória. A chuva é apenas mais um fator num universo de diversos fatores.
Agora como podemos pensar na hipótese de algum time mais inferior ganhar de uma mais superior? Primeiro temos que saber como avaliar a superioridade ou inferioridade de algum time no Futebol. Segundo, o Futebol é multi fatorial, e ponto final.
Não podemos colocar a culpa em algum fator sem saber qual é o significado desse fator. Se não conseguimos entender esse fator não podemos julgar essa fator.
Agora falar que esse time ganhou por causa disso ou daquilo, por causa do sicrano ou fulano, penso que se torna um exagero de certas pessoas e de certos interpretações.
Muitos treinadores não sabem por que perdem!
Nem porque ganham!
Como alguém que não esteja engajado no meio desportivo, tanto na parte prática como na parte teórica, pode tentar deduzir algum motivo desse fenômeno complexo?Como diria meu prof. Vitor Frade: O Futebol, realmente, é um fenômeno antroposocialtotal!

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Escolhas...




Na África, todas as manhãs, o veadinho acorda sabendo que deverá conseguir correr mais do que o leão, se quiser se manter vivo.

Todas as manhãs o leão acorda sabendo que deverá correr mais do que o veadinho,
se não quiser morrer de fome.

Conclusão:

Não faz diferença se você é veadinho ou leão,
quando o sol nascer, você tem que começar a correr.
O Futebol...Os Futebóis...

“Minhas representações internas nada mais são do que aquilo que dita à verdade sobre aquilo que questiono. Assim, a verdade é vista por todos e simultaneamente por ninguém.”
Estava eu pensando: Qual é o plural de Futebol?
Confesso eu que depois de consultar o Dicionário percebi que seria Futebóis. Claro que se tem plural é por que existem mais de um Futebol. E por que tem mais que um Futebol?
Em suma, Futebol é comportamento. São padrões de comportamento que haverão de acontecer em determinadas situações no decorrer da partida. Dependendo do Modelo de Jogo do treinador. Quando falamos de comportamentos, estamos falando dos resultados dos significados que atribuímos as “coisas”. Porém, sabemos que há vários significados perante essas mesmas “coisas”. Temos, então, diversos comportamentos! Há então vários Futebóis. Nenhum nem melhor ou pior que o outro. Todos certos, dependo das percepções e dos significados de cada pessoa, das experiências que cada um tem desse Fenômeno. Há sim! Já estava me esquecendo! Exatamente, o Futebol pode ser representado como um Fenômeno. Com suas características e peculiaridades bem definidas. Mas estas servirão de pauta a fim de uma futura coluna. O meu desejo agora é, e será, demonstrar que há e haverá milhões ou bilhões de Futebóis, quanto forem os habitantes desse planeta. Aqui quem vós escreveis é mais uma amante desse Fenômeno. Minha percepção será galgada com preceitos inteiramente científicos e metodológicos, oriundos das minhas experiências teóricas e práticas desse desporto.

NOVIDADE

Caros amigos,
devidos aos pedidos vamos postar mensalmente a coluna "Os Futebois", escrita por Thiago Duarte ao Jornal "O Esporte" de Santa Catarina, neste Blog. Todavia, com o interesse de aprimorar nossa interatividade e conexão com os demais seguidores.


Um grande abraço.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Grêmio... 106 anos

Estou muito feliz de participar do banquete de aniversário do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense de 106 anos. É com muito orgulho que vejo a importância que este clube tem, bem como, a CDD tem no processo do futebol do clube. Pensando que o futebol é o carro chefe da entidade, o que melhor representa essa entidade de 106 anos... Portanto a CDD e o trabalho realizado de análise de jogo é sim um componente importante e muito valorizado institucionalmente. Consegui observar isso após diversas conversas que tive no banquete com pessoas importante do clube.

Feliz aniversário ao Grêmio e obrigado a todos que colaboraram para realização deste espaço dentro do clube chamado CDD.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Ferramentas de Análise


Com certeza a fotografia é uma excelente ferramenta de análise de jogo. Com este recurso consiguimos analisar posicionamento de uma forma geral e também aprofundar nas observações macro e micro táticas.
"Novos conceitos de análise e interpretação do jogo surgem nos nossos dias. Estes constituirão uma terminologia diferente e uma nova gíria futebolística no futuro." Maçãs & Brito, 2009

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

O futebol e seus momentos...



Estou a atacar ou a defender e ganho os jogos nas transições...
Quando ataco transcendo no meu modelo, quando defendo me insiro totalmente no meu modelo...
Um dia montarei este sistema sobre a óptica do meu ataque...

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Mecanismos


Perceber............ Pensar.............Responder


Mecanismos Perceptivos , Cognitivos e Cinéticos: os exercícios tem que desenvolver os 3 mecanismos com eficiência e rapidez.


O Futebol é um jogo de tomada de decisões, o jogador passa o jogo selecionando, julgando e decidindo o que fazer com ou sem a bola.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

CDD - novo software movimenta o local

Novidades no mês de agosto na CDD Grêmio, recebemos novo software de edição de vídeo, bem como treinamento especializado no mesmo. Evolução tecnológica nos recursos de análise de jogo...

CDD Grêmio " aqui tem qualidade"

Obrigado ao pessoal da pinnacle de São Paulo pela atenção e apoio nesse novo desafio...

Agora, publicações semanais no blog, e também toda a movimentação na CDD e no grupo de estudos sobre Análise de Jogo no Futebol, valeu ...

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Compilação sobre análise de jogo:



Se pretendemos compreender um sistema complicado devemos simplificá-lo; se pretendemos compreender um sistema complexo devemos modelá-lo.”

(Le Moigne, 1990)

Um meio de quantificação e qualificação de algumas variáveis do jogo de futebol (Bolt, 2000). Consiste no método de observação e registro de fatos relevantes do jogo, fazendo que o processo de análise tenha fidelidade e validade (Oliveira,1993). A análise e os analistas devem criar um ambiente condutivo de informação, propiciando uma aprendizagem através do aumento da qualidade de feedback que os atletas recebem (McClements & Frank, 2000). Os dados devem ser objetivos e pontuais, sendo que a quantidade e a qualidade da informação são fundamentais para o sucesso da análise(Carvalho,1998).
O Futebol é um jogo de opiniões, e muitos técnicos baseiam-se suas estratégias e suas decisões nas suas idéias, por isso existe a análise de jogo, para separar opiniões pessoais de fatos relevantes (Hughes, 2005).

sábado, 16 de maio de 2009

Desafios


Libertadores da América 2009:


Alto grau de dificuldade nesta competição é diretamente proporcional ao rendimento das equipes, bem como, a maneira de jogar das mesmas. Nesta competição encontramos padrões de jogo, modelo de jogo e características similares da região que é a equipe adversária.

Encontramos em Lima no Perú uma clássica linha de 4, com meias abertos e volantes que saíam para jogar, marcação zona e transição rápida para o ataque.

É fundamental saber o que o adversário vai fazer em campo, e esta ação é encontrada em outras partidas das equipes, analisando todos os jogos em casa do San Martín encontramos padrões e comportamentos que se repetiam, e também fatores positivos e negativos do adversário. São esses conteúdos que são levados aos jogadores, para os mesmos desempenhar um bom futebol e não ser supreendidos em campo.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Grande Momento!


Libertadores 2009 = Universidad do Chile 0x2 Grêmio 15/04/2009


Jogo histórico, 1º jogo do Grêmio em Santiago, Chile pela Libertadores
Como explicar em palavras o que passamos e sentimos, pressão da torcida, etc. Mas tudo deu certo, a vitória, o trabalho, a preparação... Com certeza ficará na memória.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Pré Temporada 2009


Período de muito trabalho, trabalho e trabalho... nem deu tempo de postar nada no blog de tanto o que fazer...
Obrigado aos amigos pelos comentários, com certeza, muito inteligentes e pertinentes, valeu grande abraço...

Pré Temporada 2009